home Funcionalidades Dicas para implementação do MyPush nas Cidades Inteligentes

Dicas para implementação do MyPush nas Cidades Inteligentes

O MyPush, plataforma 100% gratuita, pode ser adotada por cidades e governos para entrega de serviços móveis.

A tecnologia afetou as cidades e sua organização de muitas maneiras. Para melhorar a comunicação e a administração pública, os governos estão buscando ferramentas de comunicação que permita eficiência com custo menor. Hoje, mais pessoas estão vivendo nas cidades e até 2050, cerca de 70% da população mundial deverá residir em áreas urbanas. Assegurar que as pessoas estejam conectadas é um desafio, mas também uma oportunidade para melhorar a vida de bilhões de habitantes.

Com isto, o MyPush para aplicação em cidades inteligentes, tem como objetivo ser um front-end único, que permita que entidades públicas consigam interagir com usuários em contextos como: comunicação, educação, segurança, saúde, trânsito, finanças, turismo, comércio entre outros. A plataforma é totalmente gratuita e permite ainda a integração de sistemas de terceiros para a geração automática de alertas, notificações, conteúdos e serviços na plataforma.

Você pode começar agora mesmo criando um canal para a sua cidade no MyPush. Se precisar, fale também com nosso time de especialistas para extrair o máximo do MyPush.

Confira as 10 dicas para utilização do MyPush em sua cidade ou governo:

1. Comunicação em tempo-real. Notifique as ocorrências da cidade:

A plataforma MyPush permite a entrega de conteúdos e serviços em tempo-real por meio de notificações ou notificações silenciosas. Os conteúdos e serviços podem ser disparados para todos os moradores de uma determinada cidade, por usuário, por grupo, por perfil (notificar todas as pessoas de uma determinada idade, sexo ou profissão) e ainda por geolocalização. Por exemplo, em caso de uma ocorrência grave, poderia ser enviado um alerta notificando as pessoas próximas a um determinado local. O envio de notificações e alertas pode ser efetuado pelo MyPush Web ou pelo MyPush App. A plataforma permite ainda a integração automática e o envio de notificações/serviços por um barramento de serviços (API) baseado em REST com protocolo JSON, possibilitando assim a integração automática de sistemas do governo ou organizações e a plataforma.

2. Serviços e conteúdos fixos notificados por região geográfica:

As notificações por geolocalização é uma importante inovação da plataforma MyPush, pois permite que os usuários ao entrarem em determinada região geográfica possam receber algum tipo de alerta ou receber algum conteúdo. Por exemplo, imagine que um determinado bairro seja foco de dengue. A prefeitura pode criar conteúdos geolocalizados para serem entregues aos moradores daquela região de tempos em tempos informando sobre ações da prefeitura ou da população no combate à dengue. Uma outra aplicação prática: caso a prefeitura não faça a coleta de lixo em determinada rua ou bairro por algum motivo, a prefeitura poderia deixar um alerta geolocalizado para os moradores daquela região. Esta funcionalidade se chama Push Fixo Geolocalizado. Os conteúdos e serviços devem ser programados pelo MyPush Web ou podem ser automatizados pelo barramento de serviços (API) do MyPush. No MyPush Web, por meio de um mapa é permitido configurar os conteúdos geolocalizados e os usuários ao adentrarem àquela região automaticamente recebem o conteúdo ou serviço programado.

3. Notificações instantâneas geolocalizadas:

Além dos serviços e conteúdos fixos notificados por região geográfica, a plataforma permite o envio instantâneo de alertas geolocalizados. O envio de alertas instantâneo notifica os usuários que estejam naquele momento em determinada região. Por exemplo, uma aplicação prática seria notificar sobre o início de algum evento cultural ou turístico na cidade para as pessoas em determinada região.

4. Canais de atendimento. Receba sugestões, avisos e ordens de serviços da população:

Conforme critério da prefeitura, das organizações ou órgãos envolvidos, a plataforma permite disponibilizar serviços de atendimento. Estes serviços podem ser personalizados de acordo com a necessidade de interação do governo com a população, por exemplo, a secretaria de obras pode permitir que a população reporte a solicitação de serviços como buraco em determinada rua ou que uma árvore que caiu na via após a chuva. Os serviços podem ser personalizados e customizados conforme a necessidade de cada secretaria de governo. Após o serviço ser efetuado, a prefeitura pode notificar o demandante do serviço e toda as pessoas próximas ao local.

5. Pesquisas sobre serviços:

O envio de notificações pela plataforma MyPush pode ser em formato de texto, imagem, vídeo e áudio. Além disto, ao enviar uma notificação pode ser associado algum serviço, por exemplo, um formulário ou enquete. Desta maneira a prefeitura pode utilizar a plataforma para realizar pesquisas sobre os serviços oferecidos a população e colher feedbacks sobre melhoria nos serviços públicos.

6. Comunicação interna com servidores públicos:

Canais públicos ou privados podem ser criados na plataforma. Integrando os servidores públicos no app, a prefeitura pode rapidamente permitir a colaboração e a comunicação entre os serviços públicos. Entregue serviços, notificações e permita a interação com chat entre os usuários. Caso o município tenha instituto de previdência, a plataforma pode ser adotada para manter a comunicação ativa com os pensionistas e beneficiários.

7. Cadastre os serviços que estão disponíveis e seja encontrado no Near Me:

O MyPush implementa uma funcionalidade chamada de Near Me. Esta funcionalidade permite que usuários com o aplicativo possam procurar serviços em um mapa, por exemplo: encontrar praças, parques, bebedouros ou pontos de wifi próximos. Assim, quando os locais são criados na plataforma e os serviços associados a estes, então isto permite que os usuários consigam encontrar serviços gratuitos ou do governo próximos a si.

8. Notificações de serviços financeiros:

A secretaria de finanças tem a possibilidade de enviar serviços, conteúdos e cobranças como IPTU, ISS e outras taxas. Os usuários na plataforma MyPush, no Brasil, ao aderirem ao app se cadastram informando o seu CPF. Isto significa que os usuários podem receber boletos de pagamento, alertas de vencimento de fatura diretamente em seu MyPush app. Assim, por uma rápida integração com o CPF dos usuários, a prefeitura pode enviar notificações sobre o vencimento de taxas municipais.

9. Secretaria de Educação e Trânsito:

Facilite a comunicação das escolas com pais, professores e alunos. Implemente o MyPush na área educacional e possibilite a comunicação das escolas com seus públicos e afins. A secretaria de Educação pode rapidamente melhorar a sua comunicação com todos os professores e escolas da rede municipal. Pode ainda implementar serviços para colher feedbacks, sugestões e melhorias na rede municipal. Um evento vai acontecer no colégio? Notifique os públicos interessados. Melhore a comunicação e a prestação de serviço educacional de seu município. Já na secretaria de Trânsito as aplicações são inúmeras. A secretaria de trânsito pode notificar sobre problemas no trânsito em tempo-real conforme as regiões da cidade ou sobre desvios/obras em andamento.

10. Cultura e Turismo:

Cultura, lazer e turismo fazem parte do dia-a-dia das pessoas, porém muitas vezes há eventos gratuitos acontecendo na cidade e a sua população não é informada. A secretaria de Cultura e Turismo pode adotar a plataforma e melhorar consideravelmente a sua comunicação. Uma aplicação prática é programar conteúdos geolocalizados em determinados locais históricos e turísticos da cidade como parques, museus e praças e as pessoas ao se aproximarem podem receber a história destes locais diretamente no smartphone. Por fim, o MyPush oferece inúmeras outras possibilidades e serviços que podem ser disponibilizados.

O MyPush é a primeira rede mundial de prestação de serviços que permite que as próprias organizações possam criar serviços proprietários. Implemente os seus serviços e analise as informações Analytics de seu município pela plataforma MyPush.

Faça parte você também. Implemente já o MyPush em sua cidade. A plataforma é totalmente gratuita.

call to action MyPush